Depois da Oficina, resolvi que ia começar a estudar Montessori de novo. E para minha sorte, Gabriel Salomão havia aberto inscrição para um Curso de Introdução ao Método, pelo Lar Montessori. Eu tinha muitas dúvidas e queria aprender com a melhor fonte agora. Saí da internet, da pesquisa rasa, do Litoral, subi a Serra em um bate e volta para ouvir Gabriel dizer verdades poeticamente, por dez horas.

Havia uma preocupação em especial naquele momento: o conflito entre a educação tradicional na escola e a educação seguindo Montessori em casa. Essa dualidade estava deixando minha criança confusa, desesperada. Estava perdendo sua autonomia, sua vontade e isso me preocupava muito. Na escola há de se pedir para fazer tudo. Em casa, nós incentivamos que faça as coisas por ela mesma. Ela não precisa pedir para tomar água, ir ao banheiro, ou comer uma fruta se estiver com fome. Preparamos o ambiente para que ela tenha essa liberdade.

Sobre isso Gabriel respondeu que pequenas ajudas, trabalho e natureza, poderiam ajudar minha criança a retomar sua autonomia e que por volta dos cinco anos, ela teria mais capacidade de entender que existem regras diferentes para escola e para a casa, às vezes.

Gabriel é um grande incentivador e nos provoca a fazer revoluções pelas crianças, pelos adolescentes e por Montessori. Tive a oportunidade de trocar algumas palavras com ele em um dos intervalos e fui incentivada a continuar escrevendo e estudando e cá estou eu.

Para além do conteúdo, sua humanidade, sua disposição em ouvir atentamente cada história, me impulsiona a ser uma Humana melhor também. É comovente ouvi-lo falar sobre os adolescentes. Sua admiração por Edimara, diretora da escola em que estudou por muitos anos, pode ser quase tocada. Penso que ela se tornou sua adulta admirável, a quem ele aprendeu a seguir e obedecer.

E por tudo isso, eu precisa de mais.

Para minha sorte e desespero, teria outro Curso de Gabriel na semana seguinte, há algumas horas de distância, em São Carlos.

Fui atrás de respostas, de conhecimento e da sabedoria de Gabriel novamente.

Dividirei essa experiência aqui em outro momento.