
Em Pedagogia Cientifica, o Sistema dos Cubos – a torre rosa, é apresentada no capítulo “Os Exercícios”. Há inúmeros vídeos mostrando crianças montando ou guias demonstrando esse material na internet. Se pesquisarmos um pouco, descobrimos que é um material que trabalha a concentração na criança. Mas, só quando lemos o livro descobrimos que um determinado conjunto de materiais sensoriais trabalha o “Aperfeiçoamento na distinção das dimensões mediante a simples percepção visual”, ou seja, o refinamento visual das dimensões. A torre rosa é uma parte disso.
Esses sistemas, como são denominados, são três:
a) O sistema de barras e cumprimentos (“as barras vermelhas”);
b) O sistema de prismas (“a escada marrom”);
c) O sistema dos cubos (“a torre rosa”).
A torre rosa é uma série de dez cubos que variam em suas três dimensões (volume), e por isso, prepara indiretamente para a matemática e o cubo dos números. Entre outras coisas, esse material ajuda a criança com o “Esforço e Memória Muscular”
Para que cumpra sua função, há uma forma correta de pegar, carregar e montar os cubos. A torre rosa é muito mais complexa do que imaginamos. Há muito mais por trás daquela foto linda, em um quarto montessoriano, com uma cama casinha no fundo.
Se você quiser saber mais sobre a Torre Rosa ou outros materiais do Sistema Montessori, sugiro que:
- Leia o livro Pedagogia Científica;
- Consulte um(a) guia com boa formação;
- Procure Cursos presenciais ou visite escolas com boas referências.
Veja aqui uma belíssima apresentação da torre rosa, por Gabriel Salomão.
Crédito do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=BA42M-JpDUQ&t=203s)
Um pouco da nossa vivência
Voltando à realidade de se fazer Montessori em casa, lembrei-me de uma passagem, quando minha criança tinha por volta de 3 anos e meio e ficou alguns dias sem ir a escola até que se restabelecesse de uma amigdalite. O marido adoeceu no mesmo período e eu me vi só com os cuidados da criança, do marido e da casa.
Já sem febre, medicada e mais disposta, observo a criança contando, lendo e medindo tudo. Olho para o armário bagunçado e me lembro de um conselho que havia recebido de Gabriel Salomão, quando perguntei sobre ter ou não material em casa:
E assim, o fiz.
-Mamãe precisa arrumar esse armário bagunçado, você acha que consegue ajudar separando os potes por tamanho, filha?
-Sim, ela responde já correndo para o armário.
A criança trabalhou com afinco até se sentir saciada, enquanto eu terminava o meu trabalho com a cozinha e a roupa. Neste dia, tive a alegria de Márcia Righetti, deixar um lindo comentário:
Seguindo os ensinamentos de Gabriel Salomão e Marcia Righetti, decidi que não teria mesmo materiais em casa. Nenhum deles. Nem a irresistível torre rosa.
Comentários