Em 31/08/2020, se viva, Maria Montessori completaria 150 anos.  É tempo de celebrar sua genialidade, e o legado deixado por essa mulher que sempre esteve a frente de seu tempo. Há mais de um centenário Montessori inspira pessoas no mundo todo a transformar a vida e as relações humanas para melhor.

Montessori lutou avidamente pelos direitos da criança, é verdade. É na educação infantil que ela se destaca. É onde acontecem “os milagres”. É também onde mora o coração de Montessori: as atividades de Vida Prática. No entanto, Montessori vai muito além da educação infantil. Vem sendo aplicada em empresas, na área da saúde, com idosos, em campos de refugiados e nos tratamentos de demência.

Trazendo dignidade, autoeducação, auto-regulação, auto-confiança, liberdade, autonomia, autoexame. Da infância a terceira idade, Montessori é uma ajuda a vida. A construção de um mundo mais pacífico e libertador para toda a Humanidade.

(FONTE: AMI, Montessori Association Internationale, 2019)

A AMI é uma excelente fonte de pesquisa para quem quiser explorar Montessori de uma forma mais abrangente.

Lá você também pode saber mais sobre a Celebração que a AMI está organizando para a Comemoração dos 150 anos de Maria Montessori.

Para quem tiver interesse, vou deixar o link aqui embaixo:

https://montessori150.org/