A Tábua de Cem, Crivo de Eratóstenes ou Hundred Board é um material da área de matemática presente em uma sala montessoriana de 3-6 anos.

Depois de ter uma compreensão clara dos números de 1 -10 e 11-20, a criança está pronta para trabalhar com a Tábua de Cem. O tabuleiro é dividido em cem espaços, onde são encaixadas cem placas de madeira. Com este material a criança reconhece os números e entende que existe uma ordem, uma sequência numérica de 1 até 100.

Quase todas as nossas crianças contam até 100, numeral que lhes tornei acessível em homenagem ao interesse que demonstraram por conhecê-lo (Montessori, Pedagogia Científica)

Depois que a criança reconhece bem o numeral e fez a contagem linear até a saciedade é possível propor outras formas de trabalho com este material. Uma sugestão apresentada pela especialista Camila Isola da Escola Montessori de Campinas, é virar as placas de números ímpares deixando expostas apenas as placas de números pares e vice-versa. Outra forma de trabalho é a contagem de dois em dois, três em três, cinco em cinco, seguindo adiante.

É importante notar que cada etapa deve ser apresentada em momentos diferentes, respeitando o tempo da criança.

Você pode encontrar esse material em: https://www.montessorimaterial.com.br/areas-do-conhecimento/matematica/crivo-de-eratostenes

Não é sempre que trabalhamos com material em casa, mas a pandemia têm nos trazido desafios e a partir da observação e da necessidade da criança, abro algumas exceções. Uma dessas exceções foi a Tábua de Cem, que confeccionamos usando o que tínhamos a disposição em um momento de isolamento total. E o mais gostoso foi que a criança participou do processo de confecção do material, recortando os números, buscando a folha na impressora, e preciso contar que a ideia de usar a caixa de ovos foi dela. Para além da atividade proposta pelo material, teve envolvimento, curiosidade e vontade, trazendo ainda mais sentido para o trabalho.

Nesse material eu usei uma lousa que foi riscada primeiro a lápis, depois contornada com caneta permanente. As placas de 1 até 100 foram impressas em papel vergê e acondicionadas em uma cartela de ovos. O cartão de controle com os números de 1 a 100 foi impresso em papel sulfite. Você pode utilizar os materiais que tiver disponível na sua casa ou na sua sala de aula convencional.

Trabalhando a contagem linear, o sequenciamento numérico de 1 até 100.

Trabalhando com os números pares e a contagem de 2 em 2.

Se você puder, me conta se este conteúdo te ajudou e até se você conhece outra forma de trabalhar com este material. Obrigada e até a próxima.