Por onde começar?

Confira aqui uma lista atualizada (e super recomendada) dos títulos da Dra. Maria Montessori e outros autores sobre Montessori, em português. Algumas indicações eu garanto que você só vai encontrar aqui.

Se você lê em outro idioma, a lista é ainda mais completa. E mesmo que você tenha dificuldade com outros idiomas, hoje algumas obras em formato kindle/e-book podem ser traduzidas com ajuda de alguns aplicativos e recursos da internet. Provoco você a sair da caixa e tentar!

Para ficar mais fácil para você, as indicações seguem uma sugestão de ordem de leitura (somente das obras em português), mas não é uma regra, é só uma sugestão, ok.

Lá no final, tem indicações de alguns lugares onde essas obras podem ser encontradas, incluindo as obras mais antigas, sem precisar pagar um valor absurdo em sebos (eu não sei se concordo com isso, mas pelo menos você vai conseguir ter as obras e economizar).

Espero ter ajudado. Uma excelente leitura para você!!!

Indicação de Leitura das obras da Maria Montessori e de outros autores sobre Montessori (em português)

A CRIANÇA NA FAMÍLIA, por Maria Montessori

A principal preocupação dos pais é corrigir as faltas de seus filhos, ensinando o que lhes parece ser correto, com preceitos e admoestações, e, se não bastarem, com reprimendas e castigos. É indiscutível que ninguém mais do que a família tem o direito de adotar a punição como recurso educativo. Mas este direito faz pesar sobre os pais uma imensa responsabilidade: assumindo essa posição, eles têm a obrigação de servir continuamente de exemplo.É muito difícil tornar-se de repente um modelo de perfeição, a ponto de valer a pena ser imitado pelas crianças. Até o momento em que aquela nova vida inocente floresce no seio da família, pai e mãe rivalizavam apenas em admitir cada um os seus próprios defeitos. Considerando suas faltas, reconheciam-se como seres imperfeitos. De repente, porém, aparece-lhes um novo dever: o dever de serem perfeitos.Mas não; não é nosso dever parecermos perfeitos aos olhos das crianças. Ao contrário, é necessário reconhecer nossas falhas e aceitar pacientemente as suas justas observações quando fazemos algo injusto. Procurarei enunciar alguns princípios que podem ajudar os pais a encontrar o caminho certo.

O BEBÊ MONTESSORI, por Simone Davies

Neste novo livro, Simone Davies e Junnifa Uzodike propõem que olhemos para o primeiro ano da vida de um bebê pelo viés montessoriano, O Bebê Montessori vai ajudar os pais a encontrar o apoio e a paz que desejam, enquanto aprendem a lidar com o bebê com amor e respeito. Em um passo a passo, o livro mostra aos adultos como desacelerar e alcançar um ritmo adequado para ajudar o bebê a construir confiança em si próprios, no seu ambiente, e em nós. O livro também destaca como tornar-se um observador hábil e compreender o que o bebê nos diz; e como incutir neles autoconfiança e sentimentos de alegria que beneficiam toda a família. Assim como o seu predecessor e best-seller – A Criança Montessori –, O Bebê Montessori é um livro precioso sobre parentalidade, que nos dá prazer em ler, pois as suas lindas ilustrações coloridas e o seu design limpo e arejado reforçam o tom não crítico e sem jargões, que auxiliará de forma consciente e serena pais, mães, cuidadores ou educadores no desenvolvimento sensório-motor do bebê – tudo por meio das lentes Montessori

A CRIANÇA ALEGRE, por Susan Mayclin Stephenson

As descobertas feitas por Maria Montessori mudaram completamente a visão que temos da criança e como a vida se desenvolve desde os primeiros momentos. Ela não descobriu apenas o imenso potencial interno escondido neste bebê aparentemente desamparado, ela descobriu também como nos ajudar a aopiar este potencial desde o início da vida. É importante que pais que estão esperando um filho recebam esta informação na hora certa, assim eles têm tempo de se preparar. Também é importante informar os jovens adultos durante a adolescência, quando eles estão tentando entender a mudança em seus próprios corpos e mentes, tentando descobrir quem eles são e qual a missão deles. Susan Mayclin Stephenson tem visto com seus próprios olhos, por muitos anos que estes princípios se aplcam a crianças de qualquer país e de qualquer cultura. Em A Criança Alegre Susan compartilha o que sabemos da criança nos seus primeiros três anos de vida de uma forma elegante e compassiva (Silvana Montanaro)

A CRIANÇA MONTESSORI, por Simone Davis

Em A Criança Montessori, Simone Davis, especialista em educação Montessori e proprietária da escola Jacaranda Tree Montessori School em Amsterdã, descreve como desenvolver a educação infantil de maneira gratificante, repleta de respeito e descobertas sobre o tempo de aprendizagem de cada um, além de enfocar as singularidades dos pequenos.

Com centenas de ideias práticas para cada aspecto da formação inicial da vida da criança, a autora apresenta diversos princípios para fomentar a curiosidade natural do seu filho, desde confiar nele até promover uma sensação de bem-estar no ambiente familiar.

O livro contém um método com um passo a passo para cultivar rotinas diárias com facilidade e atividades simples como: escovar os dentes, aprender a usar o banheiro sozinho, lidar com os irmãos e deixar de usar a chupeta.

MÉTODO MONTESSORI: uma introdução para pais e professores, por Paula Polk Lillard.

O que é o método Montessori de educação? Por que adotá-lo? O conjunto revolucionário de teorias, práticas e materiais didáticos criados pela renomada pedagoga Maria Montessori continua relevante para o mundo atual? Esta é reconhecidamente a melhor obra para pais, professores, estudantes e profissionais de pedagogia e educação em busca de respostas a essas perguntas. Paula Polk Lillard escreve a partir de sua experiência tanto como educadora como mãe preocupada com todas essas questões. Embora tenha atuado muitos anos como professora em escolas públicas norte-americanas, foi seu entusiasmo pela educação que seu próprio filho vivenciou em uma escola montessoriana que a levou a se tornar porta-voz do movimento Montessori nos Estados Unidos e no mundo.

O SEGREDO DA INFÂNCIA (3-6 anos), por Maria Montessori

“o problema fundamental da vida humana, e portanto da educação, é que o eu consiga tomar posse de seus próprios instrumentos motores, para poder obedecer, em suas ações, ao elemento que é superior às realidades vulgares e às funções da vida vegetativa, ‘aquele elemento’ que em geral é o instinto, mas que no homem faz parte da inteligência, veste do espírito criador. Existe um homem oculto, uma criança desconhecida, um ser vivo sequestrado que é necessário libertar. Essa é a primeira missão urgente da educação; e libertar, nesse sentido, é conhecer: é descobrir o ignorado. Tudo no homem está errado e tudo deve ser refeito. E para refazê-lo só existe um modo: retornar às fontes das energias criativas”.

A MENTE DA CRIANÇA – Mente Absorvente (0-6 anos), por Maria Montessori 

A Mente Absorvente foi o trabalho mais aprofundado de Maria Montessori sobre sua teoria educacional, baseada em décadas de observação científica de crianças. Sua visão sobre as crianças e suas mentes absorventes foi um ponto de partida marcante do modelo educacional da época. Este livro ajudou a iniciar uma revolução na educação. Desde a publicação deste livro, houve estudos cognitivos e neurológicos que confirmaram o que Maria Montessori sabia décadas atrás.

A DESCOBERTA DA CRIANÇA (3-6 anos), por Maria Montessori

O livro A Descoberta da Criança é uma síntese dos escritos em que Maria Montessori delineou o seu método pedagógico. Ela descreve o desenvolvimento psíquico e intelectual das crianças a partir dos resultados da experiência prática realizada nas suas escolas. Com princípios inovadores, o Método Montessori revolucionou os parâmetros educativos, dando ênfase na autonomia, na liberdade e no respeito pelo ritmo de aprendizagem dos alunos.

A EDUCAÇÃO E A PAZ, por Maria Montessori

Publicada pela primeira vez em 1949, a obra A educação e a paz permanece atual, pois o homem ainda não aprendeu a viver em paz, embora já estejamos no terceiro milênio. Maria Montessori evoca aqui uma educação que possibilite o desenvolvimento do que há de melhor em cada indivíduo, abandonando a priorização da posse material, de modo que, ao estar bem consigo mesmo, o indivíduo possa conviver melhor com os demais, respeitando as diferenças. O homem ainda está em busca de soluções relacionadas a ideologias políticas, a ciências econômicas, mas se esqueceu de buscá-las em uma educação que valorize o indivíduo harmonizado consigo mesmo e com o universo, a solução definitiva para a construção da paz. Nesta obra encontram-se compiladas as conferências em que a educadora defende essa proposta educacional, que há de provocar uma grande transformação nas relações humanas, no sentido de que saibamos nos compreender e amar como irmãos. Temos ainda muito a aprender com essa admirável educadora, uma vez indicada ao prêmio Nobel da Paz, e com este trabalho magnífico em prol de uma educação para a paz!

A FORMAÇÃO DO HOMEM, por Maria Montessori

“Muitos pensam que respeitar as crianças e suas vidas psíquicas significa abandoná-las a si mesmas, mantê-las na passividade, quer dizer, não fazer com que trabalhem mentalmente. É totalmente ao contrário! Quando se toma por base os dinamismos naturais ou, dito de outro modo, quando a educação segue a psicologia específica do desenvolvimento humano, permite-se não apenas um progresso rápido e largo da cultura, mas ainda um reforço da personalidade. […] Hoje, a maioria das crianças que encontramos são instáveis, preguiçosas, desorganizadas, violentas, teimosas, desobedientes, etc.: elas são funcionalmente doentes. Mas podem curar-se submetendo-se a uma espécie de higiene mental. Elas podem se normalizar. Nesse caso, elas também se tornam crianças disciplinadas capazes de apresentar muitas surpresas felizes. O que se chama de ‘Método Montessori’ gira em torno desse ponto essencial”. “A obra presente contém uma parte essencial dessa verdade de Maria Montessori. Ela constitui uma chave para penetrar na obra imensa e profunda dessa educadora formidável, que foi, talvez, a maior de todos os tempos”. Renilde Montessori “O livro A formação do homem, embora pequenino, é de grande profundidade. Pelo interesse que o trabalho de Maria Montessori vem despertando em educadores brasileiros, é importante que se tenha mais esta obra, em que a sua psicologia, seu olhar delicado e profundo das necessidades da criança, estão presentes”. Sonia Maria Braga, Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB).

PSICOGRAMÁTICA, por Maria Montessori

A Psicogramática é um texto que pode ser incluído entre os clássicos da educação. É também o texto de uma estudiosa cujo pensamento é hoje inquestionavelmente vivo e atual, no qual o professor pode encontrar múltiplos estímulos para a realização de um ambiente de aprendizagem que permita à criança adquirir consciência das funções gramaticais de sua língua. “Todo este estudo é um meio estupendo de ginástica mental, de penetração em si mesmo e também uma maneira de ‘aperfeiçoar’ e ‘fixar’ a forma da língua. A gramática não faz a língua — e não faz um escritor. Dá, sim, o caminho para ‘penetrar’ na linguagem que já se possui, para fixá-la e aperfeiçoá-la e, portanto, é extremamente útil para a criança que está organizando-a com sua própria força”. “Quando o alfabeto entra em contato com a linguagem articulada, torna-se uma chave que abre um segredo e realça toda a linguagem na totalidade. Quem quer que extraísse este significado do alfabeto, colocaria obstáculos no aprendizado e retornaria ao nível da pictografia e dos hieróglifos”.

PARA EDUCAR O POTENCIAL HUMANO (6-12), por Maria Montessori

Esse livro apresenta o que Maria Montessori chamou de Educação Cósmica, isto é, a educação da criança, a partir dos seis anos, voltada para o pleno desenvolvimento de suas capacidades para o amor e o respeito pelo mundo. Segundo a perspectiva proposta pela autora, a operacionalização do plano maior de uma educação integral requer que se desenvolva a consciência do trabalho de cada agente cósmico, favorecendo a percepção da interdependência de todos os elementos naturais, de modo que se criem condições para que a criança, o homem do futuro, veja desabrochar em si os sentimentos de cooperação, de respeito e de amor em relação à natureza e ao cosmos. Para tanto, ela faz uma breve análise das características infantis e apresenta, como se fossem fábulas, a história da formação da Terra, o surgimento da vida, a trajetória evolutiva até o aparecimento do homem, e nossa participação nas transformações do mundo até a atualidade, histórias que encantam a criança e despertam a curiosidade do adulto que as lê.

DA INFÂNCIA À ADOLÊSCENCIA (6-12 anos), por Maria Montessori
[…] Maria Montessori aborda de maneira específica a educação da criança com mais de sete anos. Esse ser que, saindo da primeira infância, se prepara para ser um adulto, tentando entrar na cultura da qual se sente membro. Essa criança que progride em diferentes etapas, cada qual com suas características próprias, antes de chegar à plenitude de suas capacidades. […] Maria Montessori desenha, nessa obra, as grandes linhas de um projeto para a Escola Fundamental, para o Ensino Médio e para a Universidade. Mas, o que é interessante perceber é o fundamento desse projeto, sua preocupação constante: ajudar cada criança a se desenvolver, valorizando sua potencialidade, seguindo o mais próximo possível o conjunto de necessidades do crecimento e da vida, e tentando atender todas. Esse olhar para a educação muda tudo! Em tal visão, não mais se trata de levar a criança a este ou aquele nível de capacidade de articulação ou de conhecimento, mas de fazer funcionar todas as nosssas capacidades para ajudar a atingir seu “melhor nível”. Isso exige do professor, do educador, que saiba não apenas ensinar, mas despertar o interesse, a capacidade de encantar, a reflexão […] (Jeanne F. Hutin)

EDUCAÇÃO PARA UM NOVO MUNDO, por Maria Montessori

Traz o pensamento e as observações de Maria Montessori, primeira mulher a se formar em medicina na Itália, a respeito do desenvolvimento e das particularidades da criança de 0 a 3 anos de idade. Aborda a crença da criança universal que, sendo deixada livre para descobrir seu próprio caminho, construirá a si mesma levando à criação de uma sociedade mais humana e justa.

EDUCAÇÃO  PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO,  por Mario Montessori Júnior 

Um livro básico para a compreensão do Método Montessori no Brasil, método tão discutido, mas tão desconhecido. Ele se volta para o psiquismo por ser escrito por um especialista de sucesso, com prática na área da psicanálise e com vivência na área da educação, pois Mario Jr., sendo neto da Dra. Montessori, viveu sempre muito próximo de sua experiência pedagógica.

O ENSINO DA MÚSICA NO MÉTODO MONTESSORI, por José Nunes Fernandes 

O livro descreve os 38 álbuns de educação musical elaborados por Anna Maria Maccheroni para o Método Montessori. Quatro álbuns foram publicados e 34 são manuscritos. Maccheroni foi a assistente mais próxima de Maria Montessori e trabalhou a vida inteira com ela, assumindo a direção da Casa das Crianças de Milão e de Barcelona. Sua obra de educação musical abarca desde o início da musicalização, onde trata da pauta, das notas e intervalos, passando pelos acordes, escalas e suas progressões, desenho rítmico (incluindo os valores musicais), compassos, análise musical, homofonia, polifonia e harmonia, transposição e modulação, entre outros, constando, inclusive, de noções de acústica. Os livros foram feitos para as crianças, contendo explicações, exercícios e muitos exemplos. Trata-se de uma obra que abrange a teoria musical de maneira prática, o solfejo, a execução de instrumentos, o canto e o movimento. Esperamos que este livro sirva para o ensino da música nas escolas de música, nas escolas regulares, e, especialmente nas escolas montessorianas.

• Títulos da Maria Montessori (em inglês)

CRIATIVE DEVELOPMENT IN THE CHILD

Maria Montessori lecionou em italiano durante o primeiro Curso Internacional Montessori em 1939 em Madras, Índia. As 75 palestras são deixadas na mesma ordem em que foram ministradas, oscilando entre a psicologia e o uso dos materiais. A diversidade de línguas, costumes sociais e práticas religiosas da Índia enriqueceu sua pesquisa. Durante este tempo, a Dra. Montessori trabalhou com crianças em Madras e colocou em prática suas teorias de adaptação do ambiente, móveis e materiais da Vida Prática às condições locais. Brochura de 424 páginas + ilustrações.

DR. MONTESSORI’S OWN HANDBOOK

O método Montessori revolucionou a forma como as crianças eram educadas. No próprio manual da Dra. Montessori, Maria Montessori explica os conceitos básicos de seu sistema, como funciona e por que funciona. Existem dezenas de figuras para ajudar a ilustrar seus pontos. “Meu método é científico, tanto em sua substância quanto em seu objetivo. Ele possibilita a obtenção de um estágio mais avançado de progresso, em direções que não são mais apenas materiais e fisiológicas”.

THE MONTESSORI ELEMENTARY MATERIAL

Nas “Casas das Crianças”, alcançamos um estágio de desenvolvimento em que as crianças podiam escrever palavras e até frases. Eles liam pequenas notas nas quais estavam escritas ações diferentes que deviam executar, demonstrando assim que as haviam entendido. O material para o desenvolvimento da escrita e da leitura consistiu em dois alfabetos: um maior, com vogais e consoantes em cores diferentes, e outro menor, com todas as letras em uma cor. (Em inglês, para diminuir as dificuldades fonéticas do idioma, são usadas combinações de vogais e consoantes, conhecidas como fonogramas. Os fonogramas com poucas exceções têm sons constantes e pouca atenção é dada ao ensino dos valores separados das diferentes letras : até que a criança construa suas regras de forma indutiva, ela percebe o significado de símbolos de vogais separados). No entanto, a quantidade real de progressos realizados não foi verificada com muita precisão. Só poderíamos ter certeza de que as crianças haviam adquirido a técnica mecânica de escrever e ler e estavam a caminho de um maior desenvolvimento intelectual nesse sentido. Seu progresso, por mais extenso que tenha sido, poderia ser chamado pouco mais do que uma base para o próximo passo, a escola primária. O que, além de todas as perguntas, foi realizado com a criança nos primeiros passos de nosso método, foi estabelecer o mecanismo psicomotor da palavra escrita por um lento processo de maturação, como ocorre no crescimento natural da fala articulada; em outras palavras, exercitando metodicamente caminhos psicomotores.

SPONTANEOUS ACTIVITY IN EDUCATION

O ambiente de aprendizagem deve ser adaptado ao nível de maturidade da criança. Novos conceitos são ensinados usando equipamento autodidático (autocorreção). Dessa maneira, o erro de uma criança é detectado imediatamente, em vez de a criança fazer uma atividade e não receber feedback até mais tarde. Os professores de Montessori abastecem suas salas de aula com prateleiras da natureza, plantas vivas e pequenos animais de estimação, ou talvez um peitoril da janela, permitindo que as crianças experimentem o máximo possível do mundo natural, devido às restrições modernas. A turma pode ter uma faixa etária de três anos, permitindo assim faixas nos níveis social e de desenvolvimento. Atividade espontânea na educação abrange uma ampla gama de tópicos, desde o desenvolvimento infantil até a criação de uma sala de aula e a formação de professores, questões sociais e filosofia educacional.

MARIA MONTESSORI SPEAKS TO PARENTS

Maria Montessori sabia muito bem o papel dos pais e sua necessidade de uma compreensão mais clara de suas idéias. Ela respondeu a essa necessidade dando palestras especiais para os pais durante seus cursos de treinamento e congressos. Lamentavelmente, ela nunca encontrou tempo para escrever um livro especialmente para os pais. A Montessori-Pierson Publishing Company já recolheu 11 palestras nas quais Maria Montessori se dirige aos pais, explicando como eles podem entender melhor seu papel no desenvolvimento de seus filhos. Paula Polk Lillard, uma autora de Montessori respeitada internacionalmente, escreveu o Prefácio, no qual também descreve sua transição de professora tradicional de escola pública para mãe, professora e instrutora de Montessori.

• Títulos de outros autores sobre Montessori (em inglês)

MARIA MONTESSORI: A Biography, por Rita Kramer

“Altamente recomendado para educadoras, pais e feministas moderadas que buscam inspiração em uma das mulheres mais talentosas desta ou de qualquer outra idade.” – Publishers Weekly. A biografia definitiva de Maria Montessori – médica, feminista, reformadora social, educadora e uma das mulheres mais admiradas, influentes e controversas do século XX. Maria Montessori efetuou uma revolução mundial na sala de aula. Ela desenvolveu um novo método de educar os jovens e inspirou um movimento que o levou a todos os cantos do mundo. Esta é a história da mulher por trás da figura pública – suas realizações, suas idéias e suas paixões. Montessori quebrou o molde imposto às mulheres no século XIX e forjou um novo, primeiro para si e, finalmente, para os que vieram depois dela. Contra adversidades formidáveis, ela se tornou a primeira mulher a se formar na faculdade de medicina da Universidade de Roma e depois se dedicou à condição de crianças consideradas incultas na época. Ela desenvolveu um método de ensino que lhes permitia fazer o mesmo que crianças normais, um método que a levou a fundar um novo tipo de escola – a Casa dei Bambini, ou Lar das Crianças – que ganhou fama mundial e ainda permeia as salas de aula onde quer que seja. Esta biografia não é apenas a história de uma feminista inovadora, mas também um capítulo vital na história da educação.

MONTESSORI: The Science Behind the Genius, por Angeline Stoll Lillard

Cento e dez anos atrás, Maria Montessori, a primeira médica da Itália, desenvolveu um método muito diferente de educar as crianças, com base em suas observações sobre como elas naturalmente aprendem. Em Montessori, Angeline Stoll Lillard mostra que a ciência finalmente alcançou Maria Montessori. Lillard apresenta a pesquisa por trás de nove insights que são os fundamentos da educação Montessori, descrevendo como cada um desses insights é aplicado na sala de aula de Montessori. Ao ler este livro, pais e professores desenvolverão uma compreensão clara do que acontece em uma sala de aula Montessori e, mais importante, porque isso acontece e porque funciona. Lillard explica a base científica do sistema de Montessori e as distinções entre práticas tradicionais e educação autêntica de Montessori. Além disso, nesta nova edição, ela apresenta estudos recentes que mostram evidências de que essa alternativa à educação tradicional realmente faz diferença. Montessori é uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em ensinar, treinar ou considerar a escolaridade de Montessori, em psicologia do desenvolvimento ou no entendimento sobre a aprendizagem e educação humanas em geral.

MONTESSORI FROM THE START, por Paula Polk Lillard, Lynn Lillard Jessen

O que os pais podem fazer para ajudar seus filhos mais novos em sua tarefa de autoformação? Como o método Montessori de aprendizado prático e autodescoberta se relaciona com os bebês mais jovens? Este livro autoritativo e acessível responde a essas e muitas outras perguntas. Com base nas instruções da Dra. Maria Montessori para criar bebês, sua exploração abrangente dos três primeiros anos incorpora o mobiliário e as ferramentas que ela criou para o cuidado e o conforto dos bebês. Do design do quarto do bebê à mesa da cozinha infantil, da dieta e preparação de alimentos à roupa e movimento, os autores fornecem orientações para o estabelecimento de um ambiente bonito e funcional para bebês e crianças muito pequenas. Eles introduzem conceitos e tarefas, levando em conta os “períodos sensíveis” das crianças para aprender habilidades como vestir-se, preparar alimentos e treinar o banheiro. Repleto de histórias e encorajamentos, e escrito em um estilo claro e envolvente, Montessori from the Start é um guia prático e útil para criar crianças calmas, competentes e confiantes.

MONTESSORI IN THE CLASSROOM: A Teacher’s Account of How Children Really Learn, por Paula Polk Lillard

O que realmente acontece dentro de uma sala de aula Montessori? Como os professores ensinam? Como as crianças aprendem? Este fascinante registro diário de um ano na vida de uma sala de aula Montessori responde a essas perguntas, fornecendo uma visão esclarecedora do método Montessori em ação.

MONTESSORI TODAY: A Comprehensive Approach to Education from Birth to Adulthood, por Paula Polk Lillard

Paula Lillard, diretora de uma escola Montessori, com idades entre 18 meses e quinze anos, fornece uma introdução clara e convincente ao programa Montessori nos anos elementar e posterior. Em relatos detalhados, Lillard mostra como as crianças adquirem as habilidades para responder às suas próprias perguntas, aprendem a gerenciar a liberdade com responsabilidade e mantêm um alto nível de estímulo intelectual usando o método Montessori. Este é um manual essencial para pais e professores que escolheram a alternativa Montessori para a criança mais velha.

MONTESSORI: A Modern Approach, por Paula Polk Lillard

Montessori: Uma Abordagem Moderna foi considerada o melhor livro para qualquer pessoa – educadora, profissional de puericultura e, principalmente, para os pais – que procuram respostas para as perguntas: Qual é o método Montessori? Suas ideias revolucionárias sobre educação infantil são relevantes para o mundo de hoje? E o mais importante, especialmente para os casais de dupla carreira de hoje. A educação Montessori é adequada para o meu filho? Paula Polk Lillard escreve como educadora treinada e como mãe preocupada – ela tem muitos anos como professora de escola pública, mas foi seu entusiasmo pela educação que seu próprio filho experimentou em uma escola Montessori que a levou a se tornar uma voz de liderança. no movimento Montessori neste país. Seu livro oferece a declaração mais clara e concisa do método Montessori de desenvolvimento e educação infantil disponível hoje.

MARIA MONTESSORI: Her Life and Her Work, por E. M. Standing, Lee Havis

Maria Montessori é uma leitura importante dos antecedentes para os pais, considerando a educação montessoriana para seus filhos, bem como para aqueles que se tornam professores de Montessori. A primeira mulher a se formar como doutora em medicina na Itália em 1896, a missão de Maria Montessori de melhorar a educação das crianças começou nas favelas de Roma em 1907 e continuou por toda a sua vida. Suas ideias sobre as mentes das crianças a levaram a desenvolver ambientes preparados e outras ferramentas e dispositivos que vieram para caracterizar a educação Montessori hoje. Sua influência em outros países tem sido profunda e muitos de seus métodos de ensino foram adotados pelos educadores em geral. Parte da biografia e parte da exposição de suas ideias, este livro envolvente revela através de suas cartas e diários pessoais a humildade de Maria Montessori e deleita-se com o sucesso de suas experiências educacionais e é uma introdução ideal aos princípios e práticas do maior pioneiro educacional do século XX . A nova introdução a Maria Montessori: Her Life and Work, de Lee Havis, diretora executiva da International Montessori Society, discute as mudanças que ocorreram na educação montessori nos últimos anos. Um apêndice atualizado de periódicos, cursos, sociedades, filmes e materiais de ensino de Montessori. Uma bibliografia revisada de livros de e sobre Maria Montessori.

CHILDREN WHO ARE NOT YET PEACEFUL, por Donna Bryant Goertz

Traçando o progresso de doze crianças em uma sala de aula real do Texas, a educadora Donna Goertz mostra como mudanças positivas podem ocorrer, devido ao ambiente adequado. Em cada caso, ela descreve a transformação de uma criança de criadora de problemas destrutivos em cidadão responsável da comunidade da sala de aula. Os leitores aprenderão como aplicar os métodos Montessori a praticamente qualquer ambiente elementar inicial.

  • Onde é possível encontrar essas obras?

No site da Editora Kírion é possível encontrar os títulos traduzidos para o português mais recentemente com um preço bem justo.

Site Editora Kirion
https://kirion.com.br/

Na Amazon do Brasil, é possível encontrar os títulos traduzidos recentemente, títulos de Maria Montessori em inglês e títulos de outros autores sobre Montessori em português, inglês e outros idiomas.

Site Amazon do Brasil
https://www.amazon.com.br/

Meimei Escola Montessoriana

Os títulos mais antigos da Maria Montessori em português você só vai encontrar na Escola Meimei Montessori, através do telefone (21) 2570-7296 com a Rita Valéria.

São eles:

  • A educação e a paz;
  • Da infância à adolescência;
  • Educação para um novo mundo;
  • Para educar o potencial humano.

O livro Educação para o Desenvolvimento Humano, por Mario Montessori Júnior, você só vai encontrar em sebos ou no site da ABEM.

Site da ABEM

https://www.montessoribrasil.com/product-page/educa%C3%A7%C3%A3o-para-o-desenvolvimento-humano

Nos sites abaixo, é possível encontrar um leque enorme de títulos da Maria Montessori e de outros autores sobre Montessori em inglês e outros idiomas.

Site AMI USA – Livraria
https://amiusa.org/bookstore/

Site Editora Montessori Pierson
https://montessori-pierson.com/

Site Nienhuis Montessori
https://www.nienhuis.com/

Site Project Gutemberg (Livros Eletrônicos Gratuitos – em inglês)
https://www.gutenberg.org/

Essas são algumas opções, mas você pode encontrar mais fazendo uma busca livre na internet.

Fontes de pesquisa e créditos dos resumos para:

Amazon do Brasil (www.amazon.com.br)
AMI USA (www.amiusa.org)
Goodreads (www.goodreads.com)
Editora Kirion (www.kirion.com.br)
AMI USA (www.amiusa.org)
Editora Pierson (www.montessori-pierson.com)
Nienhuis Montessori (www.nienhuis.com)
Project Gutemberg (www.gutenberg.org)

Tradução: todas as traduções foram feitas com o recurso do Google Tradutor