Citações de Maria Montessori e Silvana Montanaro
- Caminhar Montessori

- 25 de jun.
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Atualizado: 25 de ago.
Reflexões importantes de Maria Montessori e Silvana Montanaro sobre a educação das crianças do nascimento aos três anos.
Sobre a criança recém-nascida
“A grandeza da personalidade humana começa com o nascimento do homem. Essa afirmação singularmente mística leva a uma conclusão que pode parecer estranha: a educação deve começar desde o nascimento.” (Montessori, 2021, p. 12)
“A criança que nasce deve se tornar objeto de cuidados sábios. Pegar o bebê recém-nascido é um ato que requer muita atenção: não se pode movê-lo, exceto muito lentamente. Será entendido que no primeiro momento, no primeiro mês, o bebê deve ser deixado sossegado.” (Montessori, 2022, p. 16)
“A criança que se encarna é um embrião espiritual que deve viver, por si mesmo, no ambiente. Mas, como o embrião materno, este embrião espiritual precisa ser protegido por um ambiente externo animado, quente de amor, rico em nutrição, onde tudo o acolha e nada o impeça.” (Montessori, 2022, p. 25)
“Devemos tentar observar essas leves manifestações, que demonstram como a vida psíquica da criança se desenvolve desde o nascimento, e já adquire um desenvolvimento muito notável desde os primeiros meses de existência”. (Montessori, 2022, p. 33)
“Acima de tudo, o primeiro dever do educador- devendo ele cuidar de um recém-nascido ou de uma criança mais velha- é reconhecer a personalidade humana do novo ser e respeitá-la.” (Montessori, 2022, p. 34)
“A criança sente profunda eternamente cada expressão da vida e pede para ser muito amada e compreendida. A sua primeira tarefa é a formação da vida interior, e para isso usa desde os primeiros dias o mais maravilhoso instrumento que Deus concedeu ao homem: a inteligência.” (Montessori, 2022, p. 90)
“O próprio homem deve se tornar o centro da educação, e deve-se ter em mente que o homem não se desenvolve na universidade, mas inicia seu desenvolvimento mental desde o nascimento e realiza-o com a maior intensidade; um cuidado vigilante deve ser dado a esse período mais do que a qualquer outro.” (Montessori, 2021, p. 16)
“O conceito de uma educação que torne a vida como o centro de sua função altera todas as ideias educacionais anteriores. A educação não deve mais se basear em um programa preestabelecido, mas no conhecimento da vida humana. À luz dessa convicção, a educação do recém nascido adquire de repente grande importância.” (Montessori, 2021, p. 20)
“Se a sociedade considera necessário fornecer uma educação obrigatória, isso significa que a educação deve ser ministrada de maneira prática, e quando se admite que a educação deve começar desde o nascimento, é necessário que a sociedade conheça as leis do desenvolvimento infantil.” (Montessori, 2021, p. 20)
“E aqui está uma verdade inegável: a criança não é um ser vazio, que nos deve tudo o que sabe uma vez que o preenchemos. Não, a criança é construtora do homem, e não há homem que não tenha sido formado pela criança que era antes.” (Montessori, 2021, p. 22)
“A mãe cria o recém-nascido, mas é o recém-nascido que produz o homem.” (Montessori, 2021, p. 22)
“Esta é a educação entendida como ajuda à vida; uma educação desde o nascimento, que alimenta uma revolução livre de toda violência e que une todos em torno de um propósito comum e os atrai para um único centro. Mães, pais, estadistas, que todos convirjam em respeitar e ajudar essa delicada construção, elaborada em condições psiquicamente misteriosas sob a orientação de um mestre interior, Esta é a nova esperança brilhante da humanidade. Não reconstrução, mas ajuda na construção que a alma humana é chamada a concluir, construção entendida como desenvolvimento de todo o imenso potencial com o qual a criança, filha do homem, é dotada.” (Montessori, 2021, p. 23)
“O recém-nascido, portanto, deve empreender um trabalho formativo que, no campo psíquico, relembra aquele ocorrido com o corpo no período embrionário. Ele está em um período de vida que não é mais o do embrião físico, e não é semelhante ao apresentado pelo homem que ele formou. Este período pós-natal, que pode ser definido como “período formativo”, é um período de vida embriológica construtiva que faz da criança um embrião espiritual.” (Montessori, 2021, p. 63)
“A educação deve começar no dia do nascimento da criança. Ela tem de poder viver num ambiente idealizado para ela, um ambiente que responda às suas necessidades.” (Montessori, 2004, p. 75)
“Podemos ver que o recém-nascido precisa de grandes cuidados. Temos de ser muito meticulosos e também cheios de sabedoria. Não devemos dizer: "Este é um recém-nascido", mas "este é um homem que acabou de passar pelo momento mais difícil da sua vida". (Montessori, 2021, p. 174)
Sobre o desenvolvimento do movimento
“Os movimentos devem vir de dentro, ditados pela organização da vida interior; é essa organização que chamamos de “encarnação”.” (Montessori, 2022, p. 32)
“Os movimentos são a expressão de uma personalidade que age.” (Montessori, 2022, p. 32)
“Observações feitas em crianças de todo o mundo comprovam que a criança desenvolve sua inteligência por meio do movimento; o movimento ajuda o desenvolvimento psíquico e esse desenvolvimento, por sua vez, é expresso com mais movimento e ação. É, portanto, um ciclo, porque psique e movimento pertencem à mesma unidade.” (Montessori, 2021, p. 136)
“O nosso conceito é que a criança desenvolva a coordenação dos movimentos necessários à sua vida psíquica para enriquecer a parte prática e executiva, caso contrário, o cérebro desenvolve-se por conta própria, quase estranho à realização implementada apenas pelo movimento. Assim sendo, o movimento trabalha por conta própria, não dirigido pela psique e trabalha mal. O movimento é tão necessário para a vida humana em relação com o ambiente e com os outros homens que deve ser desenvolvido neste nível, a serviço do todo e para a vida das relações.” (Montessori, 2021, p. 139)
“A base da sociedade é o movimento para um fim útil; o indivíduo, dentro da sociedade, move-se para alcançar esse propósito individual e social juntos.” (Montessori, 2021, p. 140)
“Se tivermos uma visão do plano cósmico, em que toda forma de vida repousa sobre movimentos intencionais, que têm um propósito não só em si mesmos, poderemos entender e direcionar melhor o trabalho da criança.” (Montessori, 2021, p. 140)
“No desenvolvimento da criança, antes de tudo, desperta-se a observação do que está ao seu redor, pois ela deve conhecer o ambiente no qual se movimentará. A observação precede o movimento e, quando a criança começa a se mover, ela se orientará a partir dela; a orientação no ambiente e o movimento estão ambos ligados ao desenvolvimento psíquico.” (Montessori, 2021, p. 146)
“O agarrar, que era inicialmente inconsciente, torna-se consciente; e como se vê, no campo do desenvolvimento, é a mão e não o pé que atrai a atenção da consciência.” (Montessori, 2021, p. 146)
"A criança que adquiriu e agilidade e habilidade se sente um homem forte. Seu primeiro impulso para fazer qualquer coisa não é simplesmente fazer, mas fazê-lo com o máximo esforço. (Montessori, 2021, p. 147)
“Mente e movimento são duas partes de um único ciclo, e o movimento é sua expressão superior.” (Montessori, 2015, p. 70)
“O problema não é mover-se, mas mover-se em relação à inteligência.” (Montessori, 2021, p. 251) “Vemos que uma criança ativa muda livremente de caráter. O movimento está relacionado com o caráter: não só com a inteligência, mas também com o caráter. A linguagem não forma o caráter: a linguagem é construída em relação à inteligência. O movimento está correlacionado com a unidade do caráter.” (Montessori, 2021, p. 252)
“Não estando restrita a um tipo de movimento, a criança será capaz de realizar os movimentos mais complicados. Ela será capaz de andar, pular, escalar e nadar. Suas mãos serão capazes de fazer as coisas mais complexas, representando a longa experiência de séculos passados. E, com certeza, a criança será capaz de falar e aprenderá a fazer com as mãos coisas que as gerações anteriores levaram séculos e séculos para adquirir e aperfeiçoar. Mesmo que essa evolução seja infinita em sua linha e em seu tempo, a criança, seja qual for o momento em que nascer, será capaz de retomar o ponto em que a humanidade chegou.” (Montessori, 2022, p. 27)
“Todo movimento humano está ligado à vontade, com a qual direcionamos o movimento. Essa vontade está intimamente ligada à inteligência, que é o centro do grande trabalho do homem. Portanto, a inteligência vem antes do movimento. Assim, uma criança recém-nascida é um ser inteligente, inerte apenas em movimento.” (Montessori, 2022, p. 28)
“Quando se movem através do espaço, tentando arrastar-se, as crianças estão muito atentas e concentradas em sua atividade e é fácil ver a estreita relação entre a mente e o corpo trabalhando juntos. Estas crianças estão aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas e o mundo que as rodeia.” (Quattrocchi Montanaro, 1999, p. 156)
Sobre o desenvolvimento da linguagem
“Os novos Assistentes à Infância, que lidam com crianças de um a dois anos, devem possuir conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento da linguagem.” (Montessori, 2021, p. 119)
“Reafirmo mais uma vez a necessidade de uma “escola” particular para crianças de um ano e meio e acredito que é dever das mães e da sociedade em geral garantir que as crianças, em vez de viverem isoladas, vivam com adultos e tenham experiências frequentes da melhor língua, em dicção clara.” (Montessori, 2021, p. 120)
“Apenas a criança abaixo dos três anos de idade pode construir o mecanismo da linguagem, e ela pode falar várias línguas, se elas fazem parte do seu ambiente quando nascem.” (Montessori, 2015, p. 60)
“Se ao menos percebêssemos que a criança é um ser inteligente, que entende e está trabalhando e estudando, conversaríamos com ela. Dessa forma, poderíamos facilitar sua aquisição da linguagem e aperfeiçoar os meios que a natureza lhe deu para aprendê-la. Em outras palavras, poderíamos facilitar o trabalho da natureza.” (Montessori, 2022, p. 68)
“A criança passa pelo que pode ser chamado de períodos sensíveis na aquisição da linguagem. Há o primeiro período, no qual a sensibilidade da criança é direcionada para registrar e fixar os sons que ouve. Depois, há o segundo período, no qual a criança não apenas percebe a nomenclatura das coisas, mas também a construção da linguagem, a maneira como as palavras se sucedem para expressar ideias. Podemos dizer que a criança faz um estudo gramatical da linguagem.” (Montessori, 2022, p. 69)
“Na mente da criança, há um interesse especial pela forma da fala, de modo que ela é capaz de compreender a gramática simplesmente ouvindo as pessoas falando ao seu redor. Isso é baseado em fatos, em minha experiência com crianças. Na verdade, isso me surpreendeu, porque eu não podia imaginar tal coisa. A criança me ensinou que é uma alegria ao compreender uma nova palavra e distinguir todos os sons que a compõem.” (Montessori, 2022, p. 69)
“Aos dois anos de idade, notamos uma súbita explosão de palavras; essa explosão vem do trabalho oculto da criança. Houve uma preparação oculta, importante e complexa da linguagem antes que essa expressão se manifestasse.” (Montessori, 2021, p. 106)
“Outra observação geral é que a linguagem não se desenvolve gradual e regularmente, mas em intervalos. De tempos em tempos, há uma expressão externa de um desenvolvimento que já ocorreu internamente. Depois de uma dessas expressões externas, pode levar meses até que haja algum progresso aparente, mas, de repente, há outra expressão externa mostrando que houve um grande progresso. Finalmente, há explosões, como se algo tremendo tivesse se formado em seu interior e precisasse encontrar uma saída.” (Montessori, 2021, p. 107-108)
“O interessante é que, embora a criança não tenha consciência do uso da linguagem durante o primeiro ano, esse é o momento em que se fixam os movimentos que permanecerão como parte intrínseca do indivíduo por toda a vida.“ (Montessori, 2021, p. 109)
“Quando a criança percebe que há diferentes tipos de palavras, algumas indicando objetos, enquanto outras têm um significado diferente, ela parece ter um impulso inconsciente para descobrir as funções das outras palavras.” (Montessori, 2021, p. 109)
“A criança tem o desejo de expressar suas ideias, mas não a capacidade, então ela faz o melhor que pode. Às vezes, encurta as palavras para menos sílabas ou omite determinados sons. Usa uma palavra para expressar muitas ideias diferentes. Este é um momento crítico na vida da criança.” (Montessori, 2021, p. 110)
“Devemos falar claramente com a criança, dar a ela as palavras certas e repeti-las com frequência. Dessa forma, podemos estimular a explosão de linguagem que está sendo preparada.” (Montessori, 2021, p. 111)
“Se corrigirmos uma criança, devemos fazê-lo com muita delicadeza. Devemos ser seu intérprete; esse deve ser nosso primeiro ato de caridade para com o ser humano. É uma ajuda psíquica e espiritual para essa criança que está tão perto do momento triunfante em que toda a linguagem chegará a ela em uma explosão. Essa explosão acontece de uma só vez. Os psicólogos contaram entre cem e trezentas novas palavras em uma semana. A criança se enriquece de um momento para o outro, depois de ter passado por aquele ponto miserável em que tinha tanta dificuldade para se fazer entender: aquele ponto difícil era a véspera de seu triunfo.” (Montessori, 2021, p. 113)
“Falamos bem nossa língua materna porque carregamos dentro de nós a ordem das palavras e seus sons, e isso é alcançado no primeiro ano de nossas vidas. Tudo acontece quando a criança está inconsciente, e depois quase consciente. Alguns pensam que nada está acontecendo nesse período, quando tudo isso, tão essencial para a vida de cada um de nós, está acontecendo o tempo todo. A esse período de desenvolvimento inconsciente devemos nossa capacidade de falar clara e gramaticalmente.” (Montessori, 2021, p. 115)
“As crianças precisam aprender palavras e também ouvi-las no contexto da vida real. Todos os dias há muitas oportunidades de dizer palavras ao tocar diferentes partes do corpo: durante o banho e outros momentos de cuidados maternos; nomeando objetos usados ao preparar e servir alimentos, ou ao vestir e despir a criança. É importante dizer apenas o nome, sem dar outras explicações. Se estiver mostrando uma colher, repita a palavra "colher" duas ou três vezes. Isso ajuda a criança a organizar sua vida e a entender rapidamente que tudo e todos no ambiente têm um nome. Além disso, as crianças devem ser "expostas" à linguagem e à conversa dos adultos. Se eles forem ricos e bem desenvolvidos, as crianças os adquirirão no mesmo nível elevado.” (Quattrocchi Montanaro, 1999, p. 182)
Referência bibliográfica
A educação e a paz. Papirus. Montessori, M. (2015)
Educação para um novo mundo. Comentus. Montessori, M. (2021)
Las conferencias de Londres en 1946 (Spanish Edition ed., Vol. Serie Montessori nº 17). Montessori-Pierson Publishing House. Montessori, M. (2021)
A mente da criança: mente absorvente. Kírion. Montessori, M. (2022)
A criança na família. Kírion. Montessori, M. (2022)
Lezioni dall'India 1939: Lo sviluppo creativo del bambino (Italian Edition). Il Leone Verde Edizioni. Rukmini Ramachandran (2022)
Un ser humano: la importancia de los primeros tres años de vida. Editorial Cuatro Vientos. Quattrocchi Montanaro, S. (1999)


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